MALA DIRETA



ÍNDICES ECONÔMICOS

ÍndiceValorMês
IGP-M-0,72Julho
IGP-M (Índice)
INCC-DI0,30Julho
INCC-DI (Índice)
INCC-M0,22Julho
INCC-M (Índice)
INPC0,17Julho
IPCA0,24Julho
TR-M0,0509Ago/2017

NOTÍCIAS

Páginas: Primeira página Página anterior [2] [3] [4] [5] [6] Próxima página Última página

  • Seminário Internacional sobre Comunidades Planejadas e Loteamentos do Brasil será realizado no próximo mês de novembro em Santa Catarina
    24/10 10h29

    Será realizado de 7 a 9 de novembro, no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis (SC), o COMPLAN 2016, considerado o mais importante Seminário Internacional sobre Comunidades Planejadas e Loteamentos do Brasil. O evento reunirá os principais profissionais e empresas, direta ou indiretamente envolvidos no desenvolvimento urbano, para discutir a evolução planejada das cidades. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participará no dia 7 de novembro do painel de abertura do seminário, que abordará a “Expectativa para o setor de desenvolvimento urbano no novo cenário político e econômico: legislação, financiamento e mercado”. Durante o evento também haverá um painel sobre “Qual está sendo o comportamento dos clientes no momento de crise? Estratégias de marketing e comerciais de sucesso no momento atual”, com a participação de Saulo Suassuna Filho, engenheiro civil e arquiteto/urbanista, CEO da Molegolar – Habitação Modular, uma Startup que possibilita a formação de plantas arquitetônicas que se adaptam às necessidades dos usuários pela combinação de módulos para várias metragens. O evento conta com apoio institucional da CBIC.

  • Ministério do Trabalho divulga notas técnicas
    19/10 08h23

    Foram expedidas pelo Ministério do Trabalho (MTE) no dia 6 de outubro de 2016, as Notas Técnicas (NT) n.º 253/2016 e 257/2016, elaboradas pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) vinculado à Secretaria de Inspeção do Trabalho, com o objetivo de orientar a fiscalização do MTb e evitar erros por parte de fabricantes e usuários na interpretação de itens do texto vigente da Norma Regulamentadora 12 – Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos.

    A NT nº 253 dispõe sobre à possibilidade de utilização de válvulas de segurança que não tenham o princípio construtivo de fluxo cruzado para atendimento do Anexo VIII - Prensas e Similares, desde que sejam observados os princípios de segurança indicados na própria orientação do Ministério do Trabalho.

    Já a NT nº 254têm por objetivo esclarecer a alteração do item 12.58 alínea "f", que trata sobre dispositivos de parada de emergência. Outro aspecto abordado no documento são as condições de aplicação dos itens 12.45.1 e 12.46.1, que versam sobre as proteções intertravadas com comando de partida, introduzidos pela Portaria nº 1.110, publicada dia 22 de setembro de 2016.

    As notas técnicas poderão ser consultadas no site do Ministério do Trabalho no link abaixo:
    http://acesso.mte.gov.br/seg_sau/notas-tecnicas-sobre-nr-12.htm

  • Súmula 277 do TST - Ministro do Supremo Tribunal Federal suspende efeitos de decisões da Justiça do Trabalho sobre ultratividade de acordos
    18/10 08h41

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (14/10/2016) medida cautelar para suspender todos os processos e efeitos de decisões no âmbito da Justiça do Trabalho que discutam a aplicação da ultratividade de normas de acordos e de convenções coletivas. A decisão, a ser referendada pelo Plenário do STF, foi proferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 323, ajuizada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), questionando a Súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

  • Economistas passam a ver corte maior na última reunião do ano, com Selic a 13,50% em 2016
    18/10 08h40

    Economistas de instituições financeiras mantiveram a expectativa de que a taxa básica de juros será cortada em 0,25 ponto percentual esta semana, mas passaram a ver uma redução maior na última reunião do ano do Banco Central.

  • LIMITE PARA GASTO PÚBLICO PODE ESTIMULAR A REDUÇÃO DOS JUROS E FAVORECER RETOMADA DOS INVESTIMENTOS
    17/10 11h19

    Empresários e dirigentes da construção civil receberam
    como sinal positivo a aprovação da proposta
    de emenda constitucional que fixa um limite para
    os gastos públicos. Ratificada sem alterações
    pela Câmara dos Deputados, no primeiro turno
    de votação, a PEC 241/2016 é enxergada como
    solução potencial para o problema do financiamento
    da dívida pública brasileira, ferramenta que
    pode afastar o risco de o país entrar em solvência e
    ainda resgatar a credibilidade do Brasil perante os
    investidores estrangeiros e nacionais, sinalização
    importante para a reversão da crise econômica.
    “O governo perdeu o controle dos gastos e se
    não tiver uma trava para isso, o Brasil não volta à
    normalidade”, diz José Carlos Martins, presidente
    da Câmara Brasileira da Indústria da Construção
    (CBIC).

  • Vendas de materiais de construção despencam
    14/10 08h26

    Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) calcula que faturamento deste ano vai cair 10%. Expectativa de janeiro indicava retração inferior nos negócios, de 4,5% São Paulo -- As vendas de materiais de construção no país estão em queda livre. E devem fazer o setor encerrar 2016 com queda de 10% no faturamento, um patamar muito pior do que o esperado inicialmente, de acordo com projeções da entidade.Setembro também foi marcado por resultados negativos nas indústrias de materiais de base e acabamento. O faturamento deflacionado das vendas de materiais destas indústrias apresentou quedas de 8,2% e 5,8%, respectivamente.No início do ano, a instituição que representa os fabricantes de produtos diversos, que vão de tijolos a materiais hidráulicos, estimava uma retração na ordem de 4,5% nos ganhos. Com o agravamento da crise econômica do país, porém, a projeção de queda foi ampliada, em junho, para 8% e, agora, para 10%. Em 2015, o setor já amargou baixa de 12,6% nas vendas. Os dados já consideram os efeitos da inflação. De acordo com a última pesquisa da Abramat, a comercialização de materiais de construção caíram 7,2% em setembro, em relação a igual mês de 2015. Na comparação com agosto, a retração foi de 3,8%. No acumulado do ano, a baixa totalizou 11,8%, enquanto nos últimos 12 meses, houve uma queda de 13,5%.Segundo nota divulgada, a entidade defende que, para se modificar esse cenário no médio prazo, serão necessárias medidas governamentais que neutralizem os problemas citados acima, principalmente com relação ao emprego e ao crédito. A pesquisa mostrou também que a quantidade de pessoas empregadas na indústria de materiais de construção em setembro no país diminuiu 9,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a agosto, a queda foi de 1,2%.

  • ADEMI-AL participa de debate sobre MCMV 1,5 com presidente da CAIXA, Gilberto Occhi
    10/10 08h11

    Maior financiador do mercado imobiliário no país, com 67% da carteira de crédito do setor atualmente, a Caixa Econômica Federal ocupa em alagoas uma posição ainda mais privilegiada. no estado, a Caixa alcança cerca de 90% do segmento imobiliário e é uma das instituições responsáveis por impulsionar a cadeia produtiva da construção civil alagoana. Para garantir uma maior sintonia de trabalho, em especial no momento político e econômico do país e que atinge fortemente o setor, a ADEM I-AL e o Sinduscon-AL e promoveram em Maceió um encontro entre construtores e os principais representantes da Caixa. O evento será realizado no auditório do Sinduscon-al e vai contar com a presença do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e o vice-presidente Nelson Antônio Souza.

    Segundo Paulo Malgueiro, presidente da ADEMI-AL, o encontro com o presidente da Caixa teve o objetivo de discutir com os empresários alagoanos assuntos como o Minha Casa Minha Vida, faixa 1,5, além de temas como o financiaento de imóveis, entre outros.

  • Solo - Ensaio de compactação
    06/10 09h02

    A ABNT publicou a norma ABNT NBR 7182:2016 - Solo - Ensaio de compactação, que revisa a norma ABNT NBR 7182:1986 Versão Corrigida:1988, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Solos (ABNT/CEE-221).

    Esta Norma específica um método para determinação da relação entre o teor de umidade e a massa específica aparente seca de solos, quando compactados, de acordo com os procedimentos especificados.

    Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CEE-221 (michelly.oliveira@abnt.org.br).
    - See more at: http://www.abnt.org.br/noticias/4925-solo-ensaio-de-compactacao#sthash.esw90557.dpuf

  • Bloco de gesso para vedação vertical - Método de ensaio
    06/10 09h01

    A ABNT publicou a norma ABNT NBR 16495:2016 - Bloco de gesso para vedação vertical - Método de ensaio, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gesso Natural e Seus Derivados (ABNT/CEE-205).

    Esta Norma estabelece o método de ensaio para blocos de gesso com superfícies lisas para vedações verticais, para uso na construção civil.

    Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CEE-205 (helena.mendes@abnt.org.br).
    - See more at: http://www.abnt.org.br/noticias/4926-bloco-de-gesso-para-vedacao-vertical-metodo-de-ensaio#sthash.ufBbwL2N.dpuf

  • ADEMI, SINDUSCON E CAIXA DEBATEM Normativa 25 MCMV em reunião-almoço
    06/10 08h56

    A ADEMI-AL e o SINDUSCON-AL realizaram reunião-almoço, nesta quarta-feira (05) com a presença de representantes da CAIXA em Alagoas para que seus representantes falassem sobre a Instrução Normativa 25 – Faixa 1,5 – Minha Casa, Minha Vida. Estiveram presentes o Superintendente da CAIXA em Alagoas, Kleber Paz, Lúcia Motta, Gerente Regional, Carlos Porto- Gihab – Gerente Executivo de Habitação em Alagoas, Kelly Aline, Gerente Plataforma de Habitação, além de Maria Aparecida Machado, da SEINFRA. A reunião foi coordenada pelos presidente da ADEMI, Paulo Malgueiro e Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon. Presentes diretores da ADEMI-AL, associados e convidados.

Páginas: Primeira página Página anterior [2] [3] [4] [5] [6] Próxima página Última página

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

CRC Engenharia

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

Figueiredo & Almeida

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

Prime Construções e Incorporações

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

IMOBILIÁRIAS

Fontan Imóveis

IMOBILIÁRIAS

COLABORADORES